Aprenda a investir

                                

Gaste menos do que você ganha

No inicio dos investimentos é muito comum ter a ideia de que é preciso ganhar mais dinheiro. Em tese, isso não está errado, mas não vai adiantar nada ganhar mais dinheiro se você não aprender a poupar. Isso porque, por mais que você tenha atingido um certo nível social e se considere autossuficiente, se não souber poupar dinheiro, a tendência é que sua vida financeira fique estagnada.

E como mudar isso? Você deve fazer um bom planejamento sobre suas finanças e saiba exatamente para onde seus recursos estão indo todos os meses. Dependendo do modo como você lida com seu dinheiro, a tendência é ficar mais perto ou mais distante do sonho da independência financeira

Faça uma lista com todos os ganhos e despesas diárias e compare quais devem ser mantidas e quais devem ser cortadas. por exemplo ( Aquele churrasco no final de semana e aqueles pedido no ifood diário)

Você pode usar o método 50/30/20. 

Deixando 50% do que você ganha para despesas fixas, ou seja, aquelas que independente do que você faça, terá que paga-las.

30% para as despesas variáveis (ex.pneu furado ou algum imprevisto)

20% para sua reserva de emergência e investimentos

Comece a investir seu dinheiro



Agora que você já sabe que não deve gastar todo o seu salario, então chegou a hora de aprender a investir para que seu patrimônio se valorize e gere renda passiva. 

Primeiro: abra uma conta em uma corretora e estude sobre o setor financeiro

lembre-se, mais importante que ganhar dinheiro, é não perder dinheiro!
Para isso, considere investir em ativos estáveis, em setores perenes e que estejam a vários anos no mercado.

Tenha uma reserva financeira/emergência

Essa reserva consiste em guardar entre 3 meses a 1 ano, o valor do seu salario para situações que saíram fora de controle. 

Há quem chame de reserva de emergência ou de reserva financeira, mas independentemente de qual seja o termo utilizado, o fato é que ter um montante poupado para utilizar em situações imprevisíveis e emergenciais é muito importante quando você decide ir atrás de sua autonomia financeira.

Esses valores devem ser aplicados na renda fixa, pois nessas situações você deve resgatar de forma rápida o seu dinheiro e sem prejuízo. 


Pague sua dividas 

Não adiantará em nada você investir o seu dinheiro se estiver com despesas em cheque especial, empréstimos e cartões de crédito, pois os juros cobrados são muito altos e podem te colocar em uma "bola de neve” financeira do qual será muito difícil sair depois.

Uma dica útil é, sempre que for possível, pagar à vista para evitar juros e  até mesmo conseguir descontos. Caso você já esteja endividado, faça um planejamento financeiro, negocie formas de pagamento mais acessíveis e pague as contas mais atrasadas e com juros maiores ou urgentes primeiro.


Pague-se primeiro

Você não tem dinheiro para investir porque nunca sobre nada no fim do mês. Então você deve se pagar primeiro, ou seja, quando receber o salario, transfira logo o dinheiro que você vai investir para uma corretora e compre seus ativos.

mantenha esse habito sempre que receber o seu dinheiro e logo logo você será o mais novo milionário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário